Os melhores bairros de Bolonha: onde ficar e o que fazer

Apresento a vocês os melhores bairros de Bolonha, cidade da Emília-Romanha conhecida por sua culinária tradicional e suas torres com séculos de história.
Aliás, caminhar por Bolonha é sempre uma viagem no tempo, especialmente em seus melhores bairros, que concentram os principais pontos turísticos da cidade e atmosferas envolventes.
Nesta lista sobre os melhores bairros de Bolonha, conheça as regiões bonitas da cidade, que são também os melhores lugares para hospedagem, por uma série de razões.
Conheça os 5 melhores bairros de Bolonha
Apelidada de Bolonha, a Gorda, a capital da Emília-Romanha é uma das melhores cidades para comer na Itália.
Mas existem outros motivos para visitar Bolonha, como sua arquitetura única, caracterizada pelos pórticos em diferentes estilos e suas torres e demais construções em tons avermelhados.
Essas e outras atrações estão localizadas nos melhores bairros de Bolonha, que concentram também muitos hotéis, restaurantes e a intensa vida noturna da cidade. Entenda a seguir as diferenças e características marcantes de cada uma dessas regiões.
1. Centro Histórico de Bolonha

O Centro Histórico de Bolonha é um dos maiores e mais bem preservados da Europa, com uma rica herança medieval, renascentista e barroca. Com essa ampla riqueza arquitetônica, ele e fotogênico e garante pelo menos um dia inteiro de roteiro.
Para quem busca onde ficar em Bolonha, ele é o melhor bairro da cidade.
Ele é mais antigo e turístico bairro de Bolonha, onde se encontram os principais monumentos históricos, como a Piazza Maggiore, que desde o século XIII tem sido o centro da vida política, religiosa e social de Bolonha.
Ao redor da praça estão edifícios icônicos como a Basílica de São Petrônio, uma das maiores igrejas católicas do mundo, e o Palazzo d’Accursio, sede da Prefeitura de Bolonha desde 1336.
Mas os pontos turísticos mais conhecidos e visitados do bairro e de toda a cidade são as Torres Asinelli (97 metros) e Garisenda (48 metros), conhecidas como As Duas Torres.
Construídas no século XII, essas torres representam o poder das famílias nobres medievais e são famosas por suas inclinações. Inclusive, elas estão sendo restauradas, devido ao risco de queda.
O Centro Histórico de Bolonha também é famoso por suas galerias cobertas, que se estendem por quilômetros, permitindo que os visitantes caminhem protegidos do sol e da chuva enquanto exploram a cidade.
Quadrilatero
O Quadrilatero não é apenas parte do Centro Histórico de Bolonha. Ele é o coração do melhor bairro da cidade.
No charmoso e histórico Quadrilátero de Bolonha estão alguns dos melhores restaurantes da cidade e uma grande variedade de lojas de queijos, massas e vinhos.
Extremamente bem localizado, o Albergo delle Drapperie é o melhor hotel do pedaço.
Esse pequeno “centro do centro” também abriga importantes instituições culturais, como o Palazzo Pepoli, onde funciona o Museu da História de Bolonha. Aliás, visitá-lo é a melhor forma de entender a evolução de Bolonha ao longo dos séculos.
2. Ghetto Ebraico

Também conhecido em português como Gueto Judaico, esse é um dos mais históricos bairros de Bolonha.
Localizado no coração da cidade medieval, entre o Centro Hstórico e o Bairro Universitário, ele conserva sua estrutura original, com ruas estreitas e becos que contam a história da comunidade judaica que foi forçada a viver na região a partir do século 1556. Inclusive, havia portões no gueto, que ficavam abertos entre o nascer e o pôr do sol.
Para se hospedar nesse que é um dos melhores bairros de Bolonha, a melhor escolha é o Acquaderni Rooms.
A principal artéria do bairro é a Via dell’Inferno, que recebeu esse nome possivelmente devido à alta densidade populacional e à falta de luz solar, por ser um beco estreito.
Havia uma sinagoga na região, mas ela foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, o bairro abriga o Museu Judaico, que preserva a história e a cultura da comunidade judaica em Bolonha.
Outro ponto turístico do bairro é a Torre Uguzzoni, de 32 metros de altura, que pode ser visitada e apresente uma das melhores vistas de Bolonha.
3. Bairro Universitário

O Distrito Universitário, ou Quartieri Universitario, é o bairro cultural de Bolonha e concentra o melhor da vida boêmia da cidade.
Essa atmosfera única se deve à presença da Universidade de Bolonha, a mais antiga do mundo, atualmente frequentada por cerca de 100 mil estudantes.
Ao redor da universidade estão bares animados, com comida boa e barata para os padrões de Bolonha. Para se hospedar na região, o Convent Place é o lugar mais econômico.
Quando se fala de pontos turísticos, no bairro se destacam o Palazzo Poggi, que abriga museus e laboratórios universitários, e a Pinacoteca Nacional, que oferece uma rica coleção de arte italiana.
4. Santo Estefano

O bairro Santo Stefano é um dos mais bonitos da região central de Bolonha, e ainda conta com boas opções de hospedagem, sendo um dos melhores lugares para passear na cidade.
Localizado na região sudeste de Bolonha, ele abriga a famosa Piazza Santo Stefano, conhecida por endereçar a Basílica de Santo Stefano, além de restaurantes e lojas elegantes ao seu redor.
Para se hospedar em Santo Estefano, a melhor opção é o B&B Galleria Cavour, hotel que funciona dentro de uma luxuosa galeria comercial, a Galleria Cavour.
Com uma bela arquitetura medieval e ruas sinuosas, Santo Estefano é um dos melhores bairros de Bolonha e oferece uma experiência mais sofisticado, tanto para visitantes quanto para hóspedes do bairro.
5. Bolognina

Quer ter uma experiência mais autêntica? Então hospede-se em Bolognina, uma antiga zona industrial, que se tornou um dos melhores bairros de Bolonha.
A transformação do bairro veio com a chegada de galerias de arte e espaços culturais que atraem jovens e artistas. Essa atmosfera criativa também está presente nos bares e hotéis em Bolognina.
Aliás, aqui fica o The Social Hub Bologna, hotel que se destaca como um dos mais inovadores de Bolonha, além de ser também um dos mais baratos. E fica pertinho da Bologna Centrale, a principal estação de trem da cidade.
Também vale destacar que Bolognina tem grandes áreas verdes, mercados mais frequentados por locais do que por turistas, escolas e um ambiente familiar.
Para escrever sobre os melhores bairros de Bolonha, andamos muito por Bolonha, mas também consultamos guias e blogs de viagem para leitura. Entre eles, destaco: asdistancias, Luiza Cipriani, donaarquiteta, mochilasemfronteiras, eduardo e monica e ta indo pra onde.