Os 5 melhores bairros para se hospedar em São Paulo

São Paulo é maior cidade do Brasil e tem dezenas de bairros. Mas, numa viagem a turismo, são poucas as regiões realmente práticas para se hospedar.
Para quem não pode perder tempo em listas intermináveis de regiões, vou explicar quais são os 5 melhores bairros para se hospedar em São Paulo.
São dicas de bairros paulistanos principalmente para quem vem a primeira vez e precisa ter segurança e mobilidade, com fácil acesso aos pontos turísticos e demais locais de interesse.
Quais são e como são os melhores bairros para se hospedar em São Paulo
Vou começar a lista explicando porque a região conhecida como Jardins, que engloba quatros bairros nobres, é a melhor localização para hospedagem em São Paulo.
Em seguida, vou detalhar os outros melhores bairros de São Paulo para turistas de primeira viagem, contando as vantagens e possíveis desvantagens de cada um.
Conheça a seguir os melhores bairros para se hospedar em São Paulo.
1. Jardins
Logo abaixo da Avenida Paulista, a região conhecida popularmente como Jardins é a junção de quatro bairros: Jardim Paulista, Jardim América, Jardim Europa e Cerqueira César. Eles são os mais tradicionais bairros nobres de São Paulo.
Exceto pela região do Jardim Europa, onde estão mansões e nenhum hotel, todas as outras partes dos Jardins são excelentes escolhas para hospedagem.
Afinal, esses bairros margeiam a Avenida Paulista, estando próximos de estações de metrô e das atrações da própria avenida, como o MASP e toda uma gama de teatro, shoppings e lojas.

Vale destacar também o grande número de cafés e restaurantes, que fazem dos Jardins uma das áreas mais movimentadas de São Paulo inclusive durante a noite.
Por isso tudo, os Jardins é considerado o melhor bairro para se hospedar numa primeira vez em São Paulo. São muitas as opções de hospedagem, de apartamentos de temporada econômicos, como a H4 Fortune Jardins, a hotéis de luxo, como o Renaissance São Paulo Hotel.
Embora mais distante da Avenida Paulista, a região da Rua Oscar Freire, conhecida pelas lojas de grifes de luxo, tem a sua própria estação de metrô e excelentes hotéis.
2. Consolação
Oposto aos Jardins, do outro lado da Avenida Paulista, a Consolação é um bairro com áreas bastante distintas.
Por exemplo, as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo, especialmente nos quarteirões mais próximos à Avenida Paulista, concentram edifícios tradicionais de classe média, por ruas arborizadas, onde também estão bons restaurantes e padarias famosas, como a Bella Paulista.
Paralelas a elas, as ruas Augusta e Frei Caneca são conhecidas pela intensa vida cultural e noturna, com alta densidade de boates e festas voltadas para o público LGBTQIA+.
Portanto, hospedar-se na Consolação é ter fácil acesso a tudo isso e também às estações de metrô das linhas verde e amarela.
Entre diversos tipos de hospedagem na região, destaco o Intercity São Paulo Paulista, por ter uma localização privilegiada, excelente custo-benefícios e boas avaliações dos hóspedes.
3. Bela Vista
O Bela Vista, localizado entre a Consolação, a Avenida Paulista e o Centro, é um bairro de grande importância histórica e cultural na capital.

Originalmente conhecida como Bixiga, a área começou a se desenvolver no final do século XIX, atraindo imigrantes italianos. Essa história ainda se mostra presente nas cantinas italianas e festas populares do bairro.
Assim como nos demais bairros da região, no Bela Vista é melhor se hospedar próximo à Avenida Paulista, para ter acesso mais fácil ao metrô e poder circular andando até mais tarde, devido ao maior movimento.
Fique, por exemplo, no L’Hotel PortoBay São Paulo, um moderno hotel 5 estrelas, pertinho da Paulista, do MASP e da estação Trianon do metrô.
O Bela Vista também era endereço do Maksoud Plaza, que por décadas foi o hotel mais luxuoso de São Paulo, onde já se hospedaram personalidades e famosos como Michael Jackson, Tom Jobim, Quentin Tarantino e Maragareth Tatcher.
4. Pinheiros
Pinheiros é um dos maiores e mais antigos bairros de São Paulo. Atualmente, é uma região bastante diversificada, que oferece um pouco de tudo.
Do comércio forte da Rua Teodoro Sampaio, à intensa vida noturna da Vila Madalena, Pinheiros se destacam como um dos melhores bairros de São Paulo em vários aspectos.
Mas, para os viajantes, esta é a informação mais preciosa: o melhor ponto para se hospedar é a Rua dos Pinheiros e seus arredores. Quanto mais perto da estação de metrô Fradique Coutinho, da Linha Amarela, mais prático fica.
Entretanto, existem poucos hotéis pelo bairro. Nessa área melhor localizada, onde além do metrô estão animados bares e restaurantes, o jeito é buscar um apartamento de temporada.
5. Itaim Bibi
Dono do metro quadrado mais caro de São Paulo, o Itaim Bibi é uma espécie de centro financeiro e gastronômico da capital.

Cortado pela Avenida Faria Lima, o Itaim Bibi tem ruas planas e movimentadas, estão alguns dos melhores restaurantes de São Paulo e escritórios de grandes empresas, de bancos a escritórios de tecnologia.
Apesar de não ter metrô, e estar a 4 quilômetros da Avenida Paulista, o Itaim Bibi tem vida própria. Quem se hospedar no bairro, por exemplo no Double Tree by Hilton São Paulo Itaim, pode fazer praticamente tudo a pé.
Além da Faria Lima, outro destaque do Itaim Bibi é o Parque do Povo, localizado entre a Marginal Pinheiros e o Shopping JK Iguatemi, um dos mais luxuosos de São Paulo.
Para quem busca estar num dos melhores bairros de São Paulo, mas não faz questão do caos da Avenida Paulista, o Itaim Bibi é uma excelente alternativa.
Sobre a autora e minhas referências: morei 5 anos em São Paulo. Antes e depois disso, tive a oportunidade de me hospedar nos melhores bairros da cidade. Para escrever este artigo, também li bastante sobre a cidade. Cito alguns sites e blogs de viagem que fizeram parte das minhas leituras: Folha de São Paulo, Buenas Dicas, Visite São Paulo, Veja São Paulo, Viaje Leve, Vida Sem Paredes e Va Viaje.